Alimentando Animais em Estado Crítico

Esse post vai ser bem objetivo. Com o país passando por uma terrível crise financeira, o estado falido sem recursos de saúde pública e muito menos de um bom planejamento para o controle populacional, os protetores estão contraindo dívidas e cada vez mais animais aparecem nas ruas. Acabam por assumir um numero bem maior de animais, que a sua situação financeira comporta. E o gasto com ração é exorbitante. O problema é: quem tem muitos animais e nenhum centavo para comprar ração, não consegue alimentá-los e muitos acabam definhando de fome.

Uma sugestão é: fornecer comida cozida para esses animais (não é "comida de panela" pois não tem o tempero e nem o óleo que utilizamos para nós nos alimentarmos), mas uma alimentação feita pensando em fornecer muita caloria e vitaminas, com um baixo custo.

Uma boa xepa é o ponto de partida. Aproveitar cascas e partes de legumes que estejam em bom estado, descartando obviamente a parte deteriorada. Conversar com donos de mercadinhos e até mesmo grandes redes de supermercados, para buscar maiores quantidades, pode fazer toda a diferença nessa hora.

Alerta:  NUNCA USE TEMPEROS COMO ALHO, CEBOLA E PIMENTÃO. ISSO PODE MATAR CÃES E GATOS.

Sopão/ Pasta Caseira para Cães: Cozinhar tudo junto, pode ser na panela de pressão também.

- Cenoura e ou Inhame;
- Beterraba e ou Abóbora;
- Macarrão;
- Arroz.
- Sal é opcional, mas a quantidade deve ser bem pequena, de modo que quase não dê pra perceber na mistura.

    Depois de cozido... Isso tudo vira um sopão calórico e nutritivo, capaz de devolver o peso normal a animais caquéticos em pouco tempo. Para animais muito fracos, pode-se bater e administrar por seringa, em pequenas quantidades, tendo o cuidado de verificar se estão engolindo - evitando engasgos e até sufocamento. Nunca os alimente deitados, posicione as patinhas anteriores de modo que o cotovelo fique no chão e apoie a cabeça o máximo que puder numa posição reta, como se  eles olhassem para frente, espontaneamente.

Além da sopa, algumas frutas como as bananas, podem ser oferecidas como "lanchinho".

Para Gatos: são carnívoros estritos, não tem como ser vegetariano ou vegano.

                               NUNCA FORNEÇA BATATA, SOJA ou MILHO PARA FELINOS.

Pasta Caseira para Gatos:
- Carne moída ou peito/coxa de frango com pele;
- Coração e outros miúdos;
- Folhas de cenoura;
- Folhas de beterraba;
- Espinafre.

Sempre serão bem aceitos por eles. Cozinhe as carnes, mas mantenha a parte mais interna "mal passada", cozinhe as folhas, pique/ moa tudo e ofereça a papinha várias vezes ao dia.

Os ingredientes para a receita são fáceis de conseguir, mesmo que batendo de porta em porta, um vizinho dá isso, outro aquilo, é mais fácil as vezes de obter, do que um saco de ração.

Essa receita é para situações emergenciais em que há animais desnutridos, sendo um paliativo, até a chegada/ obtenção de um alimento mais completo, como as rações balanceadas.



Alguns sites interessantes:
www.blogdocachorroverde.com.br
www.meucaovelhinho.com.br

Comentários

  1. Muito bom!
    Eu estava temperando fígado de frango com alho, para dar aos gatos. Depois dessa matéria vou deixar de faze-lo.

    ResponderExcluir
  2. Não é necessário, além de contra indicado. Tudo o que for mais próximo do que o animal encontraria na natureza, melhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por sua postagem!

Postagens mais visitadas