Ativismo


"Ativismo pode ser entendido como militância ou ação continuada com vistas a uma mudança social ou política, privilegiando a ação direta, através de meios pacíficos ou violentos, que incluem tanto a defesa, propagação e manifestação pública de idéias até a afronta aberta à Lei, chegando inclusive à prática de terrorismo."(Wikipedia).

A proposta dos Filhos de Gaia - SG é a ação através de meios pacíficos. Isto porque, para modificar o quadro de violência e desrespeito aos nossos irmãos animais, não podemos praticar ações iguais ou piores que os agressores. A ideia é sempre informar, criar oportunidade de refletir e modificar nossos hábitos e atitudes diárias, visando a melhoria de todo planeta. Nós, como espécie integrada ao meio, somos os agentes capazes de realizar as mudanças necessárias. E como tal, necessitamos de conhecimento,preparo e planejamento, afim de ajudar a todas as outras espécies.

Formas de Ativismo:
  • Mudança dos próprios hábitos de vida (Consumo Consciente - incluindo Veganismo*), afim de entrar em consonância com a causa defendida;  
  • Campanhas informativas: pela web, panfletagem, palestras, etc.; 
  • Manifestações: em espaços públicos ou privados; Mobilização em situações de emergência(resgates, tratamentos, adoção, captação de recursos).
  • Entre outras...

Como todos podem perceber, não é necessário estruturas mirabolantes para ser ativista. É necessário no entanto compromisso com sua filosofia, com sua causa. São as mudanças que você faz na sua vida, seus hábitos e escolhas diárias que refletirão o seu posicionamento ante as necessidades da comunidade e do mundo em que vive.  Pense. Basta ter atitude.

Um abraço a todos!


Postagens mais visitadas