A Cruel prática do Fining

A maior parte do oxigênio que está no ar, mais precisamente 2/3 dele, é proveniente do plâncton dos oceanos. Podemos dizer até, que só há vida na terra, porque antes, o mar existe e é povoado por uma biodiversidade incrível.

Infelizmente, o homem, que se diz tão sábio, parece desconhecer o importante papel de cada ser vivo na natureza. Ignorando assim, a sua própria interferência no meio ao exterminar predadores de topo de cadeia, como os tubarões.

Mais de 90 espécies de tubarões já foram vistas no Brasil e dessas, o ICMBio alerta que 60 estão em risco de extinção. Deveríamos nos questionar como, já que são predadores e não presas... O que estaria fora da ordem? A resposta vem simples, objetiva, direta: a ação do homem. Há alguns anos, a matança desenfreada de tubarões, dada a sua aparição em épocas quentes, a pesca incidental(a que ocorre por acaso, ao se emaranharem em grandes redes de pesca) e talvez a prática mais cruel delas, o Fining, vem dizimando os tubarões, em uma velocidade espantosa.

O Fining nada mais é do que a extração das barbatanas do tubarão, com finalidade única de comercializa-las, tanto para sopas, quanto para a fabricação de pílulas de "cartilagem de tubarão". Antes que um grupo de desavisados se levante e diga que é para a finalidade terapêutica, gostaria de salientar que Cálcio pode ser encontrado em maior quantidade e biodisponibilidade no brócoli, do que no leite, ou nessas cápsulas(que em geral,vem com outras substancias que nem se sabe quais são, misturadas).
O Fining é cruel, porque a extração das barbatanas se dá com o animal vivo e na maioria das vezes, como é proibido que esses animais sejam cortados(esquartejados) ainda no navio em alto mar, o que os pescadores fazem é jogar o corpo do animal ainda se debatendo, inteiro no mar, ou seja, o animal morre afogado, por ainda estar vivo e não conseguir se mexer, sem suas nadadeiras, acaba morrendo sem oxigenação direta, e por choque, dada a hemorragia.

Como podemos ser tão insensíveis? Como podemos achar que a extração de barbatanas não é nenhum problema, ou que isso não cria um conflito ético? Exterminar espécies, como os tubarões, que já estão em extinção, apenas para a retirada de barbatanas é tão cruel, ridículo e retrógrado quando matar elefantes apenas para se extrair o marfim!

Os oceanos são a casa deles. Acidentes com humanos nunca acontecem em terra, sempre serão obviamente dentro d'agua. E mais uma vez fica a pergunta: quem está "invadindo" a área de quem?!
As justificativas para a matança desses gigantes dos mares, não tem qualquer base para que ainda continuem.

E o que podemos fazer em relação a isso? Boicotar a indústria pesqueira e seus "filés de cação", boicotar as cápsulas de cartilagem de tubarão e congêneres e inserir folhas verde escuras na sua alimentação: mais uma vez, elas são ricas fontes de cálcio.

Por ultimo fica um alerta: o cálcio só vai para os ossos, se combinado a vitamina D3 e magnésio. Então, é muito comum, casos de cálculo renal e calcificação em artéria aorta, por pessoas que usam indiscriminadamente suplementação de cálcio, sem esses outros elementos.

As vítimas dessa cascata de desinformação - os tubarões - não podem falar e vivem muito distantes de nós, sem nos importunar. Não façamos da nossa ignorância, um instrumento de extermínio da espécie. Essas fantásticas criaturas, tem papel importante no ecossistema marinho, pois se alimentam de animais menores, doentes, mais fracos ou até já mortos, realizando uma verdadeira seleção natural e faxina no fundo do mar. Também são responsáveis por controlar populações de outros animais e tem a reprodução muito lenta, para um indivíduo chegar a fase adulta e reprodutiva pode demorar até 15 anos! Não dá tempo de filhotes crescerem, se reproduzirem e ocuparem o lugar dos tubarões que estão sendo mortos hoje(são 150 milhões de tubarões mortos por ano, no mundo todo).

Precisamos mudar isso urgentemente: temos que proteger os tubarões!


Comentários

Postagens mais visitadas