10 Atitudes Sustentáveis

Quando falamos em preservação do meio ambiente, proteção da fauna e principalmente do que será do futuro do planeta, nos vem a mente uma imagem ruim, uma imagem de escassez e degradação. E não raro, pensamos num futuro muuuuiiiito distante.

Estamos desatentos. A maior prova disso são as alterações climáticas pelas quais estamos passando. Furacões e tornados no sul do Brasil, chuvas concentradas que alagam tudo em poucas horas no sudeste, granizo em algumas regiões do nordeste do país... isso apenas para citar alguns casos.

Essas alterações são reflexos do que todos no planeta vem fazendo em um passado bem recente, o que nos convoca a reflexão e nos impele a mudanças urgentes. Antes de mais nada, é importante entender que a atitude individual é capaz de impactar o meio diretamente, e indiretamente. Seja um exemplo, influencie(positivamente) seus amigos e familiares: você terá com certeza contribuído muito para a preservação, ou desaceleração da degradação do meio ambiente. Não se engane, uma pessoa motivada e engajada é capaz de realizar um trabalho fantástico, e não é preciso ser PhD ou doutor para isso. Basta compreender como as pequenas ações(micro), influenciam o todo(macro).

Quer começar e não sabe por onde? Veja abaixo 10 atitudes sustentáveis simples que, podem sim impactar positivamente o planeta:

1) Reduza o consumo de carne. Reduza...não precisa radicalizar e virar vegano da noite pro dia(se você conseguir: ótimo, parabéns! Mas evite encarar isso como um fardo, mudanças radicais vão embora assim como vieram, prefira construir hábitos). Se você conseguir reduzir, já estará ajudando na redução da emissão de gases, economia de água, estará poupando vidas e preservando os solos, de quebra: ganha mais saúde.

2) Eleja um copo ou uma caneca para si e evite o uso do copo descartável. Ao invés de todos os dias pegar um copo descartável e jogar no lixo(algumas pessoas fazem isso diversas vezes ao dia), escolha um copo ou uma caneca "de estimação" e dê adeus a poluição e ao descarte desnecessários e massivos de plástico na natureza. Esse lixo acaba parando também nos oceanos e sendo responsável pela morte de milhares de animais, que ao ingeri-lo, acabam engasgados ou sofrendo ações tóxicas do plástico.

3) Faça a manutenção/regulagem do carro. Um carro sem manutenção, consome mais combustível que o normal e polui mais o ar. Ruim para o planeta e para seu bolso: reflita!

4) Aproveite que deixou o carro na oficina e ande de bike...rs Se não tiver ou não gostar, procure caminhar mais (o que vai melhorar sua saúde) ou usar transporte coletivo, outra boa maneira de diminuir a emissão de gases no ar, pela redução de veiculos na rua. E quando o carro ficar pronto, dê carona para seus amigos ou vizinhos. Nada pior do que 5 veículos, cada um com seu motorista, indo para o mesmo lugar, fazendo filas intermináveis no transito(queimando mais combustível).

5) Procure consumir menos. Quem consome menos, joga menos lixo fora. Reduzir, reciclar e reutilizar sempre serão a máxima da sustentabilidade, mas não é tudo, por isso fique atento a quanto você consome.

6) Se é necessário consumir, procurar por produtos eco-Friendly e Cruelty Free, biodegradáveis e de empresas que não se utilizam de trabalho escravo ou agridem o planeta. Prefira as que não testam em animais e que sejam empresas "verdes", que desenvolvam programas de educação ou preservação ambiental.

7) Pratique Up-Cycled, ou seja, antes de jogar algo fora, pergunte-se se não há como utiliza-lo para outra finalidade, por exemplo: pneus podem ser parte de caminhas de pets, galões de água podem virar luminárias, tambores podem servir como pés para tampos de grandes mesas.

8) Evite o desperdício: de luz, de agúa e de alimento. Coloque uma quantidade menor de comida no seu prato. Se desejar comer mais, monte outra pequena refeição. O Brasil é o país campeão de desperdício no mundo. Um vazamento de água, uma luz ou aparelho ligado 24h por dia, sem necessidade, também são formas de desperdiçar os recursos naturais que temos. Aproveita e não esquece de tirar o carregador de celular da parede quando completar o carregamento do aparelho, tá? ;)

9) Recolha seu lixo onde quer que você esteja: na praia, na praça, na trilha, na escola ou no trabalho. Não é porque em alguns locais existe equipe de limpeza, que sair emporcalhando tudo é justificável. Além de o seu lixo poder matar animais, como falado antes, pode também acabar atraindo outros tipos de animais, que não são tão desejados por perto. Além disso, nunca devemos esperar que alguém faça por nós, o que é de nossa competência: se o lixo é seu, recolha-o até a próxima lixeira. Isso é ser responsável e também gentil, com outras pessoas.

10) Procure transmitir essas similares aos seus familiares e amigos. Conversar sobre preservação e discutir idéias sustentáveis e de melhoria ambiental deve ser estimulado na sua comunidade. Isso também causa um enorme impacto positivo. Esclarecer pessoas sobre a importância dessas atitudes e de outras mais, pensando na manutenção do equilíbrio do planeta é a maior atitude sustentável que podemos ter. E de verdade, é a herança de um mundo melhor para nossos descendentes.

Dica Bônus: doe o que não deseja mais a quem necessita! Compartilhe, desapegue e permita que algo que você não gosta ou não usa mais, mas que ainda tem longa vida útil, seja utilizado por outra pessoa. Isso reduz a necessidade de consumo, que já foi comentado no item 5.


Fico por aqui com um trecho da linda canção de Beto Guedes: 



"
Vamos precisar de todo mundo

Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois"

(O Sal da Terra)

E aí, tem mais idéias de como evitar pouilr ou desperdiçar? Poste aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas