Aumentam os casos de Dirofilariose

Dirofilariose é uma doença causada pelo parasita Dirofilaria immitis, mais conhecida como a doença do verme do coração, pode atingir cães, gatos e o homem. O parasita tem um ciclo de vida longo, atingindo principalmente coração e pulmões, sendo transmitido por picada de mosquito (Culex, Aedes e Anopheles). E aí estamos em sério perigo: com o aumento da reprodução do Aedes aegypti e explosão de casos de Dengue, Zica e Chikungunya, a Dirofilária ganha terreno, já que essas doenças tem o mosquito como vetor comum.

O mosquito infectado pica o cão ou o gato, as larvas penetram pelo orifício da picada e ficam na pele, 3 ou 4 dias após, conseguem atingir um vaso sanguíneo e aí, vão parar nos pulmões ou no coração. Após 2 a 3 meses, quando ela atinge quase 25 mm de comprimento, tem início um processo inflamatório dos vasos pulmonares, que leva a hipertensão pulmonar e começa também a comprometer o coração: ocorre hipertrofia(direita) e insuficiência cardíaca.
Mesmo com todos esses problemas, ainda existe um outro risco de, acaso os parasitas morram dentro de um vaso, acabam bloqueando a circulação sanguínea, ou seja, ocorre tromboembolismo. Assim, os tecidos que seriam irrigados por este vaso, acabam ficando sem oxigênio e morrem!

Após 6 a 8 meses da entrada desses "vermes" no animal, as fêmeas começam a se reproduzir, deixando seus "filhotes" ou seja, as microfilárias na circulação sanguínea. Ai o ciclo recomeça... pois se um mosquito pica esse animal, vai capturar as microfilárias, elas se desenvolverão até o estágio de larva 3 dentro do corpo do mosquito, o que dura em média 14 dias...A partir daí, esse inseto pode transmitir a doença para outro animal...

Como evitar?

Do mesmo modo que evitamos a Dengue: combatendo água parada, lixo, etc
Administrando medicação específica(antiparasitários próprios para Dirofilária);
Levando regularmente animais para avaliação do veterinário. Principalmente se já sofrem de doença cardíaca.

Fique sabendo:

As regiões que mais apresentaram casos de Dirofilária são as regiões litorâneas, sobretudo, em Armação dos Búzios, houveram 62,2% de casos de doença cardíaca relacionada ao parasita e em Niterói, 58,6% dos casos.

Comentários

Postagens mais visitadas