I Jornada de Socialização e Educação Básica Canina

 O mês de Setembro foi eleito para a realização da I Jornada de Socialização e educação Básica Canina, uma parceria realizada pelo Projeto Filhos de Gaia - SG e a Elite Dog Adestramento, tendo como consultor especializado em comportamento e acessoria cinófila o adestrador de cães Anderson Farias.

O evento marcado para as manhãs de Domingo, ocorreu no Jardim Bom Retiro, sempre de 9h ao 12h e teve como conteúdo programático o histórico da espécie canina, noções de comportamento e temperamento, explanação sobre os mecanismos de aprendizagem dos cães, ensino de comandos básicos e técnicas de socialização. Além disso, também contou com atividades práticas, onde os inscritos(tutores e cães) tinham que realizar os exercícios e testes propostos na "hora" e as atividades "para casa". Sendo acompanhados a cada encontro, para verificação de aprendizagem e correção de possíveis dificuldades que poderiam surgir.

No penúltimo dia, a Jornada contou com a presença do representante da Imbramil que forneceu petiscos e amostras da linha Super Premium Nutri Fashion, com condroitina e glucosamina, que reforça ossos e articulações e serve como bom auxílio para cães que sofrem com problemas articulares - sejam filhotes ou idosos.

Fechando a programação, introdução de agility não-competitivo (apenas como método de exercitar cães e faze-los dispersar energia acumulada) e a socialização propriamente dita.

O objetivo deste evento foi exclusivamente informar as pessoas sobre a natureza dos cães, faze-las entender seus sinais de alerta e evitar acidentes, em casos de situações adversas, principalmente quando animais dominantes estão envolvidos. Mordidas são mais comuns do que se imagina e as vezes, as pessoas que adotam pela primeira vez um cão, desconhecem as possibilidades de serem interpretados como ameaça em momentos como alimentação, brincadeiras mais intensas ou pelo simples fato de se retirar um objeto do animal, enquanto ele o esteja manipulando.

Além disso sabe-se de inúmeros casos de abandono de animais, por acidentes com mordida e isso também foi uma preocupação: não basta apenas evitar o acidente em si, é necessário fazer com que as pessoas entendam os animais e aprendam a "falar a língua deles" também, deixando bem claro o que pode e o que não pode, a noção do patamar hierárquico que ele ocupa na família e aí sim, dando um passo a frente: entendendo como ser humano, que não é o abandono que irá solucionar o problema, porque se trata muito mais de uma falha de comunicação entre tutor e cão, do que basicamente a atitude ou iminência do ataque, ou pura dominância.

É claro que a Jornada não se propôs a apenas em 4 encontros "resolver" por exemplo, um caso de dominância extrema. Pelo contrário, a questão foi detectar riscos, fazer tutores abrirem os olhos para a necessidade de melhorar o relacionamento com seu cão e faze-los entender que nenhum cão é um caso perdido. E ainda sim, levar a mensagem adiante: observar de perto os animais, procurar entender seus comportamentos, antes de tomar qualquer atitude extrema ou absurda como abandono e até mesmo, a eutanásia.

A idéia é realizar outras edições do evento, em diversas comunidades.










Comentários

Postagens mais visitadas