ALERTA: aumento de casos de Cinomose em São Gonçalo

Olá a todos!

Devido ao contato constante com os veterinários da região de São Gonçalo, pudemos perceber que a incidencia de Cinomose tem aumentado bastante aqui no município. Por isso,  você que tutela um peludo, deve ficar bem atento! 

A melhor maneira de evitar a Cinomose é vacinando o animal: 3 doses enquanto filhote e permitindo que ele mame o máximo de tempo possível, pois também adquirirá uma imunidade temporária, vindo de sua mãe. Depois disso nunca esquecer das doses de reforço anuais!

Mesmo que você tenha perdido a campanha de vacinação, é possível se dirigir a Vigilância Sanitária aqui de São Gonçalo e vacinar o seu amiguinho. Outra alternativa é procurar um bom veterinário para fazer essa imunização: é rápido e seguro.

Mas o que é Cinomose?

A Cinomose é uma doença causada por um vírus - VCC(Vírus da Cinomose Canina),  pode atingir diversos mamíferos como cães, furões/ ferrets, leões, focas e orcas também. Os gatos não são acometidos por essa doença - apenas os grandes felinos.

Quais são os sintomas?

Seu cãozinho pode apresentar: febre, secreção no nariz e nos olhos, indisposição, falta de apetite, depressão, vômito, diarréia, desidratação, dificuldades respiratórias, hiperqueratose do focinho (ressecamento, espessamento e descamação da pele do focinho) e dos coxins plantares(da almofada dos dedos), mioclonia(contrações musculares) e sintomatologia neurológica(dificuldade para andar, andar cambaleante, como se estivesse tonto), pode ficar com alterações comportamentais - estranhando até os tutores e dilatação da pupila, preferindo ficar em locais mais escuros - já que a luminosidade será incomoda.

Como ela é transmitida?

Através do espirro, da saliva e secreções dos animais já contaminados.

Não se desespere: existe tratamento! E quanto mais cedo você observar alterações na saúde do seu companheiro, mais fácil será combater a Cinomose!

Tratamento:

 Numa rápida busca de vídeos para ilustrar como é o quadro da Cinomose, encontramos esse em especial - de uma família que não desistiu de cuidar do seu cãozinho: mesmo tendo a indicação da eutanásia. Foi uma atitude de amor e coragem, que evitou a perda desnecessária de uma vida. Afinal, não podemos abandonar nosso melhor amigo nos momentos em que ele mais precisa!



Antes o tratamento era com antiinflamatórios( que não podem ser a base de sulfas para não causar ulcera nos olhos) e corticóides, o que em geral agravava a questão imunológica, se dado a partir das manifestações neurológicas. Porém, com os avanços médicos, isso foi modificado. Hoje se recomenta o uso de lágrimas artificiais e o corticóide por curto espaço de tempo, modificando-se a medicação para suplementação vitamínica.

Foram realizados estudos comparativos entre a Cinomose e o Sarampo, já que os vírus são similares - de mesma família e gênero. Com isso, adotou-se o tratamento similar ao do Sarampo, alcançando eficácia comprovada com o uso de Vitaminas do Complexo B, Vitamina E, Ribavirina e Vitamina A, obtendo-se sucesso em 80% dos casos.

Medidas preventivas:
  • Vacinação inteligente (antecipada quando os cães não puderam mamar, acrescida de mais uma dose ou a partir dos 2 meses em cães que são amamentados, afim de concluir-se o programa vacinal junto ao período do termino da ação dos anticorpos da mãe - coincidindo com 16 semanas de vida);
  • Higienização constante dos canis, quintais e áreas onde o cão costuma ficar; seus brinquedos e roupas(toalhas de banho);
  • Não deixe seu cão solto na rua, passeie com ele sempre na guia e evite que ele se aproxime de animais com secreções, cheire portões ou entre em brigas;
  • Se você perdeu um animal com Cinomose, o vazio sanitário (ficar um período sem animais) não será necessário, bastando uma excelente higienização do ambiente com muita água e sabão - isso porque o vírus contém um envelope lipídico, que o sabão destrói - somada a altas temperaturas, rapidamente ele estará morto. O que não pode é colocar um novo animal no ambiente enquanto se tem um cão que está contaminado, ou que esteve em contato com um animal sabidamente doente.

Nosso alerta: Fique atento a qualquer alteração de comportamento do seu cão. Leve-o imediatamente ao veterinário se suspeitar que algo esteja errado.

Vamos erradicar a Cinomose em São Gonçalo?! Cada um deve fazer a sua parte!

Um abraço a todos!



Comentários

Postagens mais visitadas