Algumas reflexões: na trilha da Proteção Animal

Quando se sentir apto a ter um animal de estimação, adote, não compre. Existem muitos animais vagando pelas ruas, necessitando de um lar - não apenas comida e abrigo, mas também cuidados de saúde e carinho. Esses mesmos animais que vagam nas ruas hoje, um dia foram comprados ou foram fruto de cruzamentos entre animais - que foram comprados e escaparam dos seus tutores. Comprar um animal é reforçar o comércio deles. Você compra um amigo? Você compra sua familia? Porque você quer comprar uma vida; e não adotar e cuidar dela? 

Em geral esse comércio de animais envolve atitudes bastante cruéis, vejamos:
  • separação do filhote da mãe antes dos 3 meses - período necessário para ele aprender o bê-a-bá da vida independente por imitação da mãe, dos irmãos ou dos mais velhos do grupo. Já viu algum macho que não levanta as patas para fazer xixi? Isso é resultado da falta de aprendizado em conjunto.
  • desmame forçado antes do tempo, para substituição de dieta de ração;
  • Quando adotado sozinho o filhote é o único de sua espécie na casa... Imagine se vc ficasse sozinho dentro de uma selva com todos os animais em pares ou em bando! - Seria triste não poder conversar sobre suas descobertas e como você aprendeu a pular, correr e nadar com outros da sua espécie, não é mesmo? Seu filhote sente a falta da mãe e dos irmãozinhos dele, seu primeiro grupo social.
  • A maturidade psicológica sofre grandes alterações, de acordo com o ambiente que o receba. E hoje podemos ver muitos disturbios de comportamento devido a falta de limites - onde a própria mãe o corrigiria se presente - desde a tenra infância.

Voltando...Mas vc queria um animal de raça para ser seu mascote? Não quer um vira-latas?  Pra que? Apenas pra dizer que tem? Dificilmente você irá querer pagar um Pedigree - que é bastante caro e serve apenas como certidão de nascimento, já que você - pessoa comum - não será criador ou competidor(bom, você mesmo pode criar uma certidão de nascimento para o seu pet no seu computador :)). Não se engane amigo! Todos os cães são Canis Lupus, já que trabalhos comparativos do DNA entre espécies, mostraram uma semelhança superior a 99,8% entre o cão e o lobo" (Wikipedia). Os cães de hoje são os mesmos lobos de ontem: o instinto é o mesmo, só muda a cor do pelo e o porte físico, mas em essencia todos são iguais: tem a mesma capacidade de andar em grupo e formar matilha(é comum ver o bando de vira-latas sendo direcionado por um lider ou Alfa nas ruas), tem a capacidade de fazer companhia e proteger seu tutor, brincam, etc. Obvio que alguns, tem um instinto de proteção maior do que outros, mas dizer que um cão é melhor do que o outro pela aparência -  é o mesmo que dizer: Bill Gates é burro e inútil, já que ele não é nem um pouco bonito...rs Se fosse assim, não teriamos ingressado na era da informática até hoje!

No lar doce lar: ele precisa de atenção, paciencia, muita...muita...mas muita paciencia mesmo! rss Por mais que ele possa aprender a fazer as necessidades no lugar certo, a não entrar em determinados ambientes e não comer o seu sapato pela terceira vez - ele é um animal, não um robô. Com certeza fará alguma coisa própria da sua espécie ou instinto primitivo: um sofá arranhado, objetos derrubados, lixo revirado... É perfeitamente normal! Nosso papel é continuar educando e providenciar que as fontes de perigo sejam afastadas - como desinfetantes, venenos, fiação exposta, etc.

Confinamento: todos os animais precisam de espaço para circular livremente. Se você leva um animal pra casa, tenha em mente que ele não pode ficar 24h preso a uma corrente. Além de necessitar se movimentar, deitar, se esticar -  ele precisa fazer as necessidades - coisa que nem você faz, onde costuma deitar-se! Se for um apartamento então, é necessário passeios diários, duas vezes por dia. Animal preso, confinado, sem luz do sol ou companhia é a mesma coisa que encarceramento: talvez em uma condição até pior do que em uma loja de animais.

Eduque crianças, amigos e parentes a respeitar o seu mais novo amigo. Nunca deixe as crianças fazerem-no de brinquedo. Ele não é  passatempo: é um ser vivo, e como tal merece respeito! Além de poder ter reações inesperadas, ao ter orelhas e rabo puxados, patas e barriga apertadas. Os adultos por sua vez, não devem oferecer alimentos nocivos aos peludos: realizar exercícios exaustivos ou obrigá-los a qualquer coisa, tendo como único objetivo a diversão. Não permita violência contra seu pet: chuta-lo, amarra-lo ou colocá-lo preso em sacos, panos etc é uma forma de tortura e maus-tratos.Isso é crime!

Não deixe de cuidar da saúde do seu amiguinho: vacinas, vitaminas, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, são uma ótima maneira de mantê-lo saudável. Cuidar da saúde dele é também uma expressão de amor, afinal queremos garantir que ele sempre se sinta bem!

Obs1: Aqui exemplifiquei mais os cães, porém a idéia de proteção também engloba aves e felinos.
Obs2: Divulgue o slogam: "Vira-latas são lindos, feio é o preconceito!"

Um abraço a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas