Doença do Carrapato: Endemia no Verão

 Umidade e calor, favorecem a reprodução de pulgas e carrapatos. Com a chegada do verão, eles se multiplicam ao máximo, transformando-se facilmente em pragas de difícil controle.

Cães são particularmente afetados com a Doença do Carrapato(já há registro da doença em gatos e em humanos, mas isso é raro). Os felinos por sua vez, sofrem mais com a Doença da Pulga - abordaremos esse assunto na próxima postagem.

A doença do carrapato  é o nome popular para um tipo de febre hemorrágica que em geral manifesta os seguintes sintomas:

  • apatia e prostração(ficar excessivamente quieto e deitado a maior parte do tempo);
  • anorexia(falta de apetite);
  • febre;
  • petéquias(pontos vermelhos sob a pele);
  • epistaxe(tosse com sangue);
  • sangramento nasal;
  • perda de sangue na urina ou nas fezes
  • mucosas pálidas(facilmente visível nas gengivas)
  • edema(inchaço);
  • anemia severa.
Existem 3 tipos de "Doença do Carrapato": Anaplasmose, Babesiose e Erlichiose.
Sendo a Anaplasmose e a Erlichiose causadas por bactérias da mesma família, mas de gêneros diferentes. Já a Babesiose/ Babésia é causada por protozoários.

Em geral o carrapato comum marrom ou vermelho é o transmissor da doença e pode estar infectado com os 3 agentes, isso significa que na prática - um animal picado pode manifestar mais de um tipo da doença de uma só vez!

Na maioria das vezes a Erlichiose é causada pelo Erlichia Canis, e atinge seletivamente os leucócitos(células de defesa), já a Anaplasmose pode ser causada pelo Anaplasma platys e atinge particularmente as plaquetas(restos celulares importantes na coagulação do sangue). A Babesia pode ser causada pelo protozoário babesia bigemina ou pelo Babesia bovis, que por sua vez tem afinidade com os glóbulos vermelhos do sangue(penetram na célula e a destróem).

Como o animal fica doente?

Quando um carrapato pica um animal já doente, ele ingere além do sangue, a bactéria ou o protozoário, que causa a doença. Do mesmo modo que o mosquito da dengue transmite a doença, o carrapato passa a doença a qualquer animal que ele venha a picar, depois disso.

Mas meus animais não tem carrapato, são limpos e não passeio com eles na rua: como podem ter a doença?

Não é necessário que seu animal esteja em contato com outros para desenvolver a doença. Basta apenas que um carrapato suba nele, pique e vá embora. Esse carrapato pode ser proveniente de um cão que passou pelo seu portão, pode ser dos animais do vizinho ou até mesmo cair do bico de uma ave que sobrevoe o seu quintal/ sacada. Roedores também podem trazer carrapatos para sua casa. Ainda sim, há casos em que o animal pode ser contaminado dentro de Petshops e até mesmo em clínicas veterinárias.

Como é o tratamento?

De acordo com cada caso o tratamento é feito com antibióticos, homeopatia, suplementos vitamínicos, hepatoprotetores e hidratação sempre! Os casos mais graves incluem transfusão sanguínea.

Limpeza manual também é importante, já que reduzir o número de parasitas o mais rápido possível é fundamental. Uma fêmea pode colocar em média 4.000 ovos por dia, então é bastante recomendável que você reserve tempo para sessões de 'catação'.

Controle da Infestação no Ambiente: busque orientação com o médico veterinário e a Vigilância Sanitária. O concenso é limpar o quintal e a área onde o animal fica todos os dias. Jogar fora caminhas de pelúcia, mantinhas e tudo que possa servir de NINHO quentinho para pulgas e carrapatos. Desinfetantes e antiparasitários devem ser aplicados no chão e nas paredes após a lavagem. Não deixe o animal subir na cama e no sofá...tudo ficará infestado. Também se monitore, pode ser que carrapatos pequenos grudem na sua pele(eles também podem lhe causar a doença).

PROCURE SEMPRE O MÉDICO VETERINÁRIO. ESSA DOENÇA PODE MATAR O ANIMAL EM POUCO TEMPO.

Experiencia pessoal: retirar os parasitas com uma pinça é mais fácil, mas não garantirá que seu peludo irá resmungar, afinal arrancá-los dói! Para amenizar isso, você poderá misturar um pouco de vinagre ao condicionador de pelos e aplicar no animal(antes do banho). Espere 2 minutos e passe a  pinça por cima do parasita em diversas direções(soltando-o aos poucos). Quando ele já estiver quase solto, aí sim, pegue-o com a pinça. Você irá perceber que seu peludo não irá reclamar tanto e o sangramento será bem menor. E depois basta dar o banho normalmente. O vinagre deixa os carrapatos e pulgas um pouco 'tontos' e talvez você observe que, durante a lavagem, muitos deles(os pequenos) cairão pelo chão. Também é importante lavar a área e se certificar que nenhum parasita ficou ali. Depois de algum tempo, eles voltam a andar. O efeito da 'tontura' passa e ele tenderá a voltar para o hospedeiro(nossos peludos). Em casos de infestação grave, pode-se passar o condicionador com vinagre nas base das orelhas, pescoço e axilas - locais que ficam facilmente feridos. Mas não deixe direto, limpe no dia seguinte e reaplique dando 1 dia de descanso. Em geral, os carrapatos não migrarão para esses lugares novamente. Mas você não pode expor seu amigo ao sol enquanto estiver com essa mistura nos pelos, nem submetê-lo a esforço físico - atrito e calor podem queimar a pele e o vinagre por si só já é ácido.

Fontes:
http://bdtd.ufrrj.br/tde_arquivos/8/TDE-2009-05-26T092152Z-639/Publico/2008%20-%20Erica%20Mateus%20Toledo%20Accetta.pdf

http://www.revista.inf.br/veterinaria04/relatos/relato03.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas